Super Junior, uma das mais famosas boybands da Coreia do Sul.


Super Junior, em coreano 슈퍼주니어, é uma das mais famosas boybands da Coreia do Sul.
Debutou a 6 de Novembro de 2005 com 12 membros, com osingle 'Twins (Knock Out)'. A ideia inicial eram os Super Junior, ou SuJu como são conhecidos, serem uma banda rotatória em que novos membros iam saindo e sendo adicionados ao longo dos anos. Em Maio de 2006, a SMEntertainment anunciou a entrada de mais um membro à banda, Kyuhyun. Contudo, vendo a popularidade que começava a subir a ideia da banda rotatória foi largada e os Super Junior 05 como eram conhecidos passavam a ser uma banda só - Super Junior, constituída por 13 membros: Leeteuk (líder), Heechul, Hangeng, Yesung, Kangin, Shindong, Sungmin, Eunhyuk, Donghae,
Siwon, Ryeowook, Kibum e Kyuhyun. A banda promovia com bastante sucesso. Em 2006, quando tudo parecia correr bem, Kim Heechul sofreu um acidente que o afastou dos palcos até ao final do ano devido a uma fractura
bastante grave na perna. Foi ainda nesse ano que a primeira sub-unit da banda foi tornada publica, os Super Junior KRY com os principais vocalistas da banda, Kyuhyun, Ryeowook e Yesung.

Em 2007, quando tudo parecia estar a correr bem, mais um acidente abalou abanda. Desta vez sofrido por Eunhyuk, Shindong, Leeteuk e Kyuhyun queesteve entre a vida e a morte. Contudo, nem mesmo os terriveis incidentes impediram o lançamento de um novo album, 'Don't Don', nesse mesmo ano e que rapidamente subiu ao topo de vendas na Coreia. Em 2008, foi criado mais uma sub-unit, os Super Junior M, destinados às promoções na China. Este sub-unit debutou envolto em enorme controvérsia já que ao mesmo foram
adicionados dois membros chineses que não faziam parte da banda, Henry e ZhouMi, que foram rejeitados pela maior parte das fans durante bastante tempo. Foi também neste ano que se formaram mais duas sub-units, os Super Junior T (Trot) constituídos por Leeteuk, Heechul, Sungmin, Eunhyuk, Kangin e os Super Junior H (Happy). Neste mesmo ano fizeram a primeira aparição no Japão com um Fanmeeting em Tóquio com a presença de 10 mil fansjaponesas.

A primeira tour da banda, Super Show 1, teve ínicio em Fevereiro de 2008, passando por várias cidades como Pequim, Shangai, Bnagkok, Taipé, Hong Kong e Tóquio.
Em 2009, foi o auge da popularidade da banda com o lançamento do terceiro album, 'Sorry Sorry'. Apenas no primeiro dia de vendas atingiu as 29 000 cópias vendidas. Tornou-se best seller não só na Coreia do Sul como também em Taiwan, Tailândia, China e Filipinas. Este hit conseguiu ficar no topo das tabelas musicais por 37 semanas seguidas em Taiwan. Com este album, os SuJu garantiram o 'Disk Daesang' nos 24º Golden Disk Awards. O Super Show 2 iniciou-se em Julho de 2009 em Seúl, sem a presença de Kibum que iriaperseguir o sonho da representação. No mesmo ano Kangin foi acusado de conduzir sobre a influência de álcool. Como pena sobre as suas acções decidiu alistar-se no exército para cumprir os seus 2 anos de serviço obrigatório.
No final do ano Hangeng deixou a agência entrando com um processo judicial contra a mesma alegando ilegalidades no cumprimento do contrato. Com apenas 10 membros no activo, os SuJu lançaram em 2010 'Bonamana' que quebrou o record do album anterior mantendo-se no topo das tabelas músicais. Para promover o álbum, embarcaram em mais uma tour, Super Show 3. Durante as pausas dos concertos, participaram na World Tour da SM Town com os restantes artistas da agência, actuando pela primeira vez fora da Ásia. Devido às boas criticas dos jornalistas internacionais, a banda foi considerada o Icone da Cultura Pop Sul-Coreana por espalhar a onda Hallyu pelo mundo.

O 5º álbum da banda, 'Mr. Simple' foi lançado em Agosto de 2011. Este álbum estreou na terceira posição no 'Billboard World Album Chart'. Em Setembro do mesmo ano, Heechul ausentou-se da banda para cumprir o serviço militar obrigatório, após a conclusão das promoções de 'Mr. Simple' nos programas musicais. Em Novembro iniciar a 4ª tour e a primeira a estender-se pelo mundo após passar por Seúl, Osaka, Taipé, Singapura, Macau, Bangkok, Paris, Shangai, Jacarta e Tóquio. Em 2011 voltaram a vencer a categoria 'Disk Daesang' nos Golden Disk Awards assim como mais três prémios (Prémio de Popularidade, Prémio MSN Japan e Disk Bonsang).

Com a popularidade do solo de Donghae e Eunhyuk no Super Show 4, foi anunciada mais uma sub-unit com o nome 'Eunhae' (Eunhyuk+Donghae). O cd lançado por ambos atingiu logo o auge de vendas por toda a Ásia. A sub-unit prepara agora o lançamento do novo álbum.
Este ano, 2012, Kangin voltou à banda após o exército, entrando nas promoções do sexto álbum, 'Sexy Free & Single'. A 30 de Outubro, Leeteuk, líder da banda, afastou-se das actividades da mesma para cumprir o serviço militar obrigatório durante 21 meses. No inicio de Dezembro o filme 'Super Show 4' em 3D foi premiado com o Prémio 'Obra de Arte' do 'International 3D Festival'. Actualmente o grupo prepara-se para o novo comeback dos Super Junior M, o lançamento do primeiro CD dos Super Junior KRY e ainda, está a ser preparada a quinta tour da
banda 'Super Show 5 - world tour'.


0 comentários: