Dieta 5:2


Já ouviu falar na dieta 5:2?
Pois bem, esta dieta consiste numa restrição do consumo de calorias para 25% da energia necessária ao nosso organismo, dois dias por semana e podendo comer normalmente nos restantes dias. Esta restrição altera o funcionamento do organismo, ajudando a prevenir doenças cardíacas e outras doenças como a diabetes tipo 1, Alzheimer ou mesmo cancro. Permite-nos também comer melhor e de forma mais moderada, obrigando-nos a escolher cuidadosamente os alimentos que ingerimos.
Deixamos-lhe aqui algumas dicas em relação a esta dieta que irão com certeza ser-lhe bastante úteis:
1) pode escolher que dias quer comer menos e quais os que quer comer tudo o que mais gosta;
2) pode optar por comer restritamente 3 dias numa semana e na semana seguinte apenas 1 dia. Ou pode adequar a dieta ao seu organismo, para que se sinta confortável;
3) pode beber café ou chá de ervas, mas se beber café não lhe adicione leite, caso o faça, deverá ter em consideração as calorias do leite e apontá-las na sua lista de calorias ingeridas ao longo do dia;
4) faça uma lista de calorias ingeridas ao longo dos dias de restrição para que possa controlar o que come e ver se a dieta está a ser cumprida;
5) coma peixe e vegetais; não coma pão branco nem arroz;
As calorias recomendadas nesta dieta 5:2 (nos dias de restrição) são de 500 calorias para as mulheres e 600 para os homens, mas atenção que este número pode variar consoante a sua altura, peso e actividade física diária que realiza.
A perda de peso poderá também variar de pessoa para pessoa, pelo que não deverá ficar desmotivado/a se perder apenas um quilograma por semana. Há quem perca 1kg, há quem chegue aos 5kg por semana.
Esta dieta não é aconselhada a grávidas ou mães em fase de amamentação, nem a crianças ou adolescentes, diabéticos do tipo 1 nem a quem tenha excesso de peso.
Se começar a sentir-se doente ou qualquer outro sintoma que não seja normal ao seu organismo, por favor consulte um especialista.

0 comentários: